O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Ceará solicitou a cassação dos mandatos de José Braga Barrozo (PSB), reeleito prefeito de Santa Quitéria, e de seu vice, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), devido a suspeitas de envolvimento com uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro. Essa facção teria atuado a favor da chapa durante as eleições municipais de 2024.
De acordo com as denúncias, integrantes do grupo criminoso ameaçaram e coacionaram eleitores do candidato opositor, Tomás Figueiredo (MDB). Mensagens pelo WhatsApp e telefonemas ameaçadores foram direcionados a apoiadores, incluindo ameaças de morte, expulsões da cidade, incêndios em residências e danos a veículos. Os detalhes dessas intimidações foram documentados no processo do MPE-CE, que inclui evidências como fotos, áudios e mensagens obtidas de celulares.
As próximas etapas do processo dependerão das investigações em andamento, e a situação poderá impactar significativamente a política local, além de gerar repercussões na sociedade civil.
Descubra mais sobre Ulti
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.