dentro ,

Alimentos funcionais | O maracujá-doce e suas propriedades

Alimentos funcionais são aqueles que, consumidos na sua forma In Natura, reduzem os riscos de doenças. O governo do Japão apresentou essa concepção de alimento na década de 80, por meio de um programa que buscava desenvolver alimentos saudáveis para a população.

Essa é uma ideia atual mas que também foi defendida na Antiguidade por Hipócrates, um homem conhecido como pai da medicina.

Não é a qualquer alimento que atribuímos esse título. Certamente, é preciso que possuam componentes benéficos que vão além das propriedades nutricionais básicas. Portanto, para exemplificar, vamos abordar neste post um alimento que está entre os brasileiros: o maracujá-doce.


Alimentos funcionais | Maracujá-doce

Há muitos estudos dedicados às propriedades do maracujá-doce. Dessa forma, classes específicas de substâncias encontradas no fruto levam a crer que ele tem grande potencial de ser um alimento funcional. Acompanhe a seguir.

O fruto

Maracujá-doce

O maracujá-doce tem ação oxidante, que ocorre principalmente devido a presença do composto flavonoides, pertencente a classe dos polifenóis.

Além disso, o suco do fruto possui efeito calmante. Outros benefícios atribuídos pelas substâncias presentes no maracujá são: anti-hipertensão, diminuição da taxa de colesterol e glicose do sangue.

A casca do maracujá-doce

Já a casca do maracujá-doce é rica em fibras solúveis, dessa forma, pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e gastrointestinais.

As sementes

As sementes do maracujá-doce são boas fontes de ácidos que desempenham importantes funções na manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.


Certamente, a iniciativa de optar por uma mudança de hábitos alimentares pode garantir uma vida muito mais saudável. No entanto, é necessário o consumo diário de alimentos funcionais para que se possa alcançar bons resultados.

Agora que você já sabe o que são alimentos funcionais, te convido a acompanhar nosso blog. Nele, você encontrará receitas deliciosas de maracujá-doce e mais informações sobre o fruto. Então, não deixe de conferir aqui nosso blog e aproveite.

Reportar

O que você achou?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *