


Não há alternativas
A rede de lojas Renner anunciou a retirada de uma blusa que ostenta a frase “regret nothing”, que chamou a atenção após ser usada por um réu acusado de envolvimento em um caso de estupro coletivo no Rio de Janeiro. O jovem, Vitor Hugo Simonin, de 19 anos, se entregou à polícia vestindo esta peça no dia 4 de outubro, e a decisão da varejista de remover o item do mercado foi efetivada no último domingo, 8 de outubro.
A frase em questão, associada a um comportamento que muitos consideram problemático, relacionada ao influenciador Andrew Tate, é parte de um discurso mais amplo que envolve comunidades virtuais de machismo. Andrew Tate, também ele réu em vários processos, incluindo violência sexual e tráfico humano, se apresenta como um mentor de ideologias que muitos críticos atribuem a uma cultura de misoginia. Sua imagem foi tratada em produções contemporâneas, como a série “Adolescência”, da Netflix, que discute a influência negativa de figuras como Tate sobre os jovens e a falta de supervisão parental na era digital.
Em comunicado oficial, a Renner expressou que a retirada da blusa foi motivada pela repercussão adversa e reiterou sua firme posição contra qualquer forma de violência e comportamento ofensivo. A empresa também ressaltou que o conceito por trás da criação da peça estava ancorado em manifestações culturais, embora essa justificativa não tenha mitigado as críticas que surgiram após o incidente.
Esse episódio destaca não apenas as implicações éticas sobre a comercialização de produtos associados a temas controversos, mas também a crescente pressão que as marcas enfrentam em relação às suas responsabilidades sociais. A Renner, ao tomar essa decisão, reflete um compromisso em alinhar suas práticas comerciais a valores que promovem o respeito e a dignidade, especialmente em um momento em que questões de gênero e violência têm gerado muito debate na sociedade.

Enviado a 4 meses atrás
Não há alternativas
Não há alternativas
Não há alternativas
